Instagram lança seu próprio “Snapchat”

Com postagens que duram 24 horas, a atualização do aplicativo promete uma briga acirrada entre as redes.

Em 2013, entrou no ar uma nova rede social que registrava em tempo real fotos e vídeos que prometia fazer sucesso. Mark Zuckenberg – o fundador do Facebook) sondou Evan Spiegel (criador do Snapchat) tentou comprar a ferramenta e adicionar mais uma rede social ao seu império digital. Bom, a oferta de $ 3 bilhões não foi o bastante, e dois anos depois o app de mensagens alcançaria vôo, se tornando essencial no celular dos adolescentes. E o que o Facebook fez? Resolveu inserir uma atualização na sua rede de maior sucesso, transformando em um Snapchat genérico.

Mas como funciona?

O Instagram Stories possui o mesmo conceito do Snapchat: registrar o momento por apenas 24 horas. Com a maioria dos recursos do concorrente, ele vem com a promessa de não precisar intercambiar entre os apps, já que o Instagram não perderá sua função principal, que é compartilhar imagens por um tempo mais duradouro. Recursos existentes no Snapchat (como a personalização de postagens com emojis, stickers e rabiscos) continuam presentes no (agora) concorrente.

Instagram Stories

E o que tem de diferente?

Até o momento, foram reveladas poucas diferenças entre os apps:

– As histórias do Instagram aparecerão no topo da tela, e não em uma tela separada. Além disso, a organização se dará pela frequência de interação, e não em ordem cronológic;
– Você não precisa seguir uma pessoa pra ver suas historias; só é necessário que a conta do mesmo seja aberta;
– Ao contrário do Snapchat, será possível “pausar” uma história durante sua visualização ou voltar uma historia (no estilo slideshow);
– Não é possível ver quem printou uma de suas histórias;
– Estarão disponíveis 3 tipos de pincéis no Instagram Stories: um comum, um que lembra um marca-texto e um neon;
– O sistema de cores do pincel do Insta será mais fácil, fornecendo uma palheta de cores pré-determinadas.

Apesar de adorar o Snapchat, confesso que estou curioso para experimentar os novos recursos do Instagram. E você, escolheu um dos apps ou vai esperar o Insta lançar sua ferramenta para experimentar?

Atualização: Liberou aqui!